top of page

Verão: antes de começar a malhar, consulte-se com o cardiologista


O verão começa oficialmente hoje, dia 21 de dezembro, mas o sol intenso, o calor e, com eles, a maior exposição do corpo leva as pessoas a buscarem estar em forma.

Os médicos do Incor Rio Preto orientam as pessoas para, antes de matricular-se numa academia, iniciar ou retomar uma atividade física, que se consultem com o cardiologista.


Ele irá avaliar se a pessoa tem a saúde em dia, apta para fazer exercícios e quais os recomendados.


No Incor Rio Preto, os cardiologistas tem a lhe auxiliarem na avaliação física do paciente uma série de exames e testes muito importantes e eficazes.

Conheça abaixo quais são eles:

Ergometria ou teste ergométrico

Avalia o sistema cardiovascular sob esforço. Paciente começa caminhando em uma esteira como as de academia, que aumenta de intensidade gradativamente. A partir de eletrodos colocados no corpo, é possível entender como o coração reage à atividade física e dá para constatar dores no peito que não apareceriam se o coração estivesse em repouso, bem como alguma alteração do eletrocardiograma de esforço e curva da pressão arterial que em repouso as vezes não aparecem.


Espirometria

Conhecida também por prova de função pulmonar ou exame do sopro, a espirometria é realizada para medir a quantidade e fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente, indicando a possibilidade de o paciente ter doenças respiratórias como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).


Ergoespirometria

Ela associa o teste ergométrico convencional com a análise do ar espirado pelo paciente, medindo consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. É indicado para a avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares, avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco, entre outras aplicações.


Para as pessoas que vão começar atividades físicas ela indica o limiar anaeróbico (I e II) e a frequência cardíaca ideal de treinamento físico, para que a pessoa não corra o risco de treinar com frequência muito alta que seria prejudicial à sua saúde, incorrendo em riscos cardiovasculares.

58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page