top of page

"Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"

Esse alerta foi feito com humor e lucidez na música de Caetano Veloso, mas é uma verdade, por isso é importante proteger o coração.♥️

Ninguém lembra muito dele, mas o coração é um músculo muito exigido durante o Carnaval.


Os foliões costumam pular, dançar, desfilar em escolas de samba, comemorar em clubes, participar de blocos ou ir atrás do trio elétricos. Na empolgação, acabam não percebendo que estão ultrapassando seus limites físicos.


Por isso, é preciso adotar alguns cuidados para evitar problemas cardiovasculares e o fim precoce da festa, principalmente se a pessoa for sedentária e estiver com preparo físico inadequado. Todo esforço físico eleva o ritmo dos batimentos cardíacos, pois o coração precisa bombear mais sangue para atender ao maior consumo de oxigênio do organismo e dos pulmões.

A elevação abrupta da pulsação e acima de determinados limites, principalmente se a pessoa não estiver bem condicionada, pode provocar parada cardiorrespiratória ou um infarto do miocárdio, com alto risco de morte.


Todos devem ter cuidado para evitar problemas cardíacos no Carnaval, respeitando seus limites e evitando excessos de esforço e consumo abusivo de álcool e energéticos, mais do que isso, a precaução deve ser mais enfatizada para as pessoas que apresentam fatores de risco, como obesidade, diabetes, sedentarismo, hipertensão, estresse, tabagismo, má alimentação, depressão e ansiedade.


E você vai pular carnaval onde?

Vai tomar cuidado com a sua saúde durante a Folia?


Faça o seu check-up cardiológico!

Aqui você passa pela consulta e já faz os exames tudo no mesmo lugar!


Muito Prático e rápido né?

Ligue e agende a sua consulta!


180 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page