top of page

Stress faz mal ao coração. Saiba como reduzi-lo.

Um dos males do mundo moderno é estresse ou stress.


E o stress faz mal ao coração.


Aqui, o cuidado precisa ser redobrado, pois a população brasileira está entre em uma das mais estressadas do mundo.


É o que aponta o levantamento da Associação Internacional de Gerenciamento de Stress (International Stress Management Association). Segundo a entidade, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.


De cada dez trabalhadores brasileiros, pelo menos três sofrem da chamada síndrome de Burnout, o esgotamento mental intenso, causado por pressões no ambiente profissional.





Por quê o stress faz mal ao coração?


O stress libera no corpo hormônios como adrenalina e noradrenalina, substâncias vasoconstritoras, ou seja, que estreitam os vasos, elevando a pressão arterial e levando a uma alta na frequência cardíaca.


Esse aumento pode também ser caracterizado por arritmias e batimentos descoordenados do coração, especialmente em quem já tem algum tipo de problema cardíaco.


Como evitar o stress?


A receita é simples: alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.


“Um fator que diminui muito o estresse é a liberação de endorfina, que neutraliza a adrenalina e a endorfina é secretada em exercícios mais intensos”, explica o cardiologista Gil Vicente, do Incor Rio Preto.

O ideal é praticar ao menos 50 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana.


O convívio social, a manutenção da qualidade do sono e o tratamento de doenças também são muito importantes para reduzir o stress.


Consulte o seu médico e faça exames regularmente.

87 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page