top of page

Dia Mundial da Obesidade – 4 de março



O objetivo desta data é identificar a percepção das pessoas sobre a obesidade, os problema das doenças associadas e quais as implicações da obesidade na saúde humana.


A obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal causado, quase sempre, por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.


Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundial, a obesidade é a segunda maior causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.


A Obesidade uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, ela pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo atual.


É fundamental as pessoas se conscientizarem da gravidade.


O tratamento é relativamente simples, onde inclui uma alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.


O Dia Mundial da Obesidade incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade.


E você? tem uma rotina com alimentação saudável? Faz atividades físicas regularmente?

369 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page