• institutodocoracao

COVID não é apenas doença respiratória, mas também doença vascular.


Embora a Covid seja transmitido pela via respiratória, também podemos dizer que é uma doença vascular, pois ela pode danificar e atacar o sistema vascular.


Descobriram recentemente que esta é apenas uma das faces da doença. "O SARS-CoV-2 possui também impacto vascular no organismo por causar lesão endotelial " explica o médico Dr. Ronaldo Adriano Lopes, médico do Incor especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia.


Esta lesão pode causar inflamação comprometendo parte da circulação, causando também tromboembolismo arterial e venoso, alteração da microcirculação e consequente repercussão em todo o organismo.


Ele também alega que "é possível identificar alterações circulatórias que ocorrem tanto na fase da infecção quando no período até 90 dias pós-covid. A maioria das alterações podem ser tratadas com medicamentos, alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico".

Nos países mais afetados pela pandemia, hospitais têm recebido cada vez mais pacientes com problemas cardíacos e renais causados pela doença. Em um artigo publicado em Abril/2021 na revista científica da AHA - Associação Americana do Coração, os pesquisadores comprovaram, em nível celular, como o corona vírus SARS-CoV-2 danifica e ataca o sistema vascular.

"Isso poderia explicar por que algumas pessoas têm derrames e por que algumas pessoas têm problemas em outras partes do corpo. O que há de comum entre eles é que todos têm bases vasculares", explica o coautor sênior do estudo, o professor Uri Manor.


As amostras de tecido mostraram inflamação nas células endoteliais que revestem as paredes da artéria pulmonar. A proteína de pico do corona vírus (spike), localizada na coroa dele, tem um papel crucial nos danos das células que revestem a parte interna dos vasos sanguíneos.


Foi apontado que as variantes mais transmissíveis que surgiram em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, apresentam mutações que são muito significativas nessa proteína, tornando a ligação com as células humanas mais fácil para o vírus.


Se você já teve Covid-19, é importante que seja feito um acompanhamento médico por um especialista em Cirurgia Vascular. O Incor Rio Preto segue todos os Protocolos Sanitários e está realizando atendimento ao público. Caso precise, estamos a disposição para ajudá-lo


¹ https://noticias.r7.com/saude/covid-nao-e-doenca-respiratoria-mas-vascular-concluem-cientistas-01052021

387 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo