top of page

Chegou o Verão e o que muda nos cuidados que você deve ter com o seu coração?

Oficialmente hoje, dia 21 de dezembro inicia o VERÃO, e promete ser um dos mais quentes dos últimos anos, por isso você precisa redobrar a atenção com a sua saúde para aproveitar as férias e as festas sem sustos.


Com a chegada do verão e a alta temperatura, desperta em muitos a vontade de fazer passeios ao ar livre, idas a praia ou longas caminhadas. Atrelado ao abuso no consumo de comidas e bebidas, isso pode aumentar as chances de algum problema cardíaco ou vascular.


A principal atenção vai para pessoas com maior risco cardiovascular como os idosos, obesos, diabéticos e tabagista. Isso não significa que as pessoas do grupo de risco não podem fazer exercícios físicos, elas podem, porém precisam fazer uma avaliação médica prévia, não podendo abusar da alimentação.


Em dias de alta temperatura, o organismo faz muito esforço para se manter funcionando e acelera o ritmo dos batimentos do coração para compensar a necessidade maior de energia que o órgão precisa.


Além dos grupos de riscos, quem também precisa de uma atenção maior são os “atletas de verão”, aqueles que começam a praticar um esporte com intensidade nesta época do ano e ficam muito tempo expostos ao sol. Neste caso a atenção deve ser redobrada, lembrando que todo esforço em excesso deve ter acompanhamento médico.


Então para que você tenha um verão tranquilo e divertido, preparamos algumas dicas de cuidados com o coração durante o verão:


- Evite os raios solares mais fortes. É melhor escolher o período da manhã ou o fim da tarde para as sessões de exercício físico ao ar livre;

- Passar filtro solar de boa qualidade diariamente;

- Beber muita água, no mínimo 2 litros por dia;

- Reduza o consumo excessivo de sal e gorduras;

- Priorize o consumo de verduras, legumes e frutas, alimentos ricos em vitaminas e minerais;

- Ter boas noites de sono;


Além de todas essas dicas, não deixe de procurar o seu médico e fazer os exames regularmente.


Nós do Incor Rio Preto estamos a disposição.



59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page