top of page

8 de agosto - Dia Mundial de Combate ao Colesterol

Uma gordura que é importante para nosso corpo, mas o excesso pode fazer mal.


Dia 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, data criada para a conscientização e prevenção desta doença cardiovascular que é a primeira causa de mortalidade no Brasil (fonte: Ministério da Saúde).


O Colesterol são tipos de gorduras que estão presentes em nosso organismo e no sangue, ele é útil para a formação da estrutura das células humanas e de alguns tipos de hormônios.


Entretanto, o excesso dessas "gorduras" no sangue podem conduzir a doenças e, entre elas, a mais comum é a Aterosclerose, que nada mais é do que o acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos que levam o sangue ao coração, cérebro, rins entre outros.


Esse acumulo dificulta a chegada do sangue rico em oxigênio, a esses órgãos. As maiores consequências disso são:

- Angina;

- Infarto;

- Derrame;

- Insuficiência dos rins.


O Colesterol é produzido em nosso próprio organismo (a maior parte) e também provém de alimentos ricos em gorduras animais.


Suas formas mais comuns são: a LDL ("Colesterol Ruim"), que é a principal fonte para a formação de placas e oclusão das artérias, e a HDL ("Bom Colesterol"), que impede a formação das placas.


Os fatores que podem influenciar o nível do Colesterol são:

1 - hereditariedade (influência genética);

2 - alimentação;

3 - obesidade;

4 - idade avançada (ele aumenta quando envelhecemos e, especialmente, nas mulheres, após a menopausa);

5 - falta de atividade física;

6 - álcool (principalmente os Triglicérides),

além de outros fatores.


O tratamento para redução do Colesterol é conseguida por meio de algumas mudanças nos hábitos de vida, uma dieta pobre em Colesterol e de alguns medicamentos que seu médico poderá lhe receitar.


Estudos demonstram que a redução do Colesterol diminui o número de mortes por infarto, de acidente vascular cerebral (derrame) e, ainda, reduz a necessidade de cirurgia de "ponte de safena" e de angioplastia (dilatação das artérias).


Procure o seu médico, faça exames regularmente e monitore o seu colesterol!





131 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page