Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

12 de novembro 
Dia Mundial da Pneumonia


12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia, data da qual o INCOR Rio Preto participa por possuir uma equipe de pneumologistas que atuam na prevenção e tratamento desta doença, cujos números são muito preocupantes.


A pneumonia é uma das principais causas de hospitalização no Brasil e no mundo, sendo que cerca de 1,2 milhão de crianças morrem anualmente em decorrência desta enfermidade. Em 2016, a pneumonia foi a maior causa de mortalidade infantil por doenças infecciosas no mundo. Essa informação foi observada ao analisar crianças menores de 5 anos.


Portanto, a pneumonia é uma doença comum e potencialmente grave. É a infeção e inflamação aguda do pulmão, onde os alvéolos e os bronquíolos respiratórios, localizados dentro deste órgão, ficam preenchidos de conteúdo inflamatório, dificultando as trocas gasosas e causando, consequente, dificuldade respiratória.


Apesar de atingir pessoas em todas as idades, a pneumonia incide mais sobre as crianças e os idosos.
Ela pode ser causada por múltiplos agentes (bactérias, vírus, fungos), sendo que o Pneumococo (Streptococcus pneumoniae) é a bactéria que mais causa pneumonia.


SINTOMAS MAIS COMUNS
- tosse
- febre
- dor torácica ao respirar
- dificuldade respiratória 
- expetoração
Ao constatar estes sintomas, é muito importante procurar o médico pneumologista.
A pneumonia é uma doença tratável e, na maioria dos casos, o tratamento é feito em ambulatório. A internação hospitalar é indicada em situações de maior gravidade. O tratamento tem por base a prescrição de antibióticos e outras medidas de suporte, como hidratação, medicação para controlo de febre, oxigênio, entre outras. A recuperação pode levar até algumas semanas.


PREVENÇÃO
A prevenção é tão importante como o diagnóstico e o tratamento, sendo várias as medidas que podem ser realizadas. 

Alimentação saudável, exercícios físicos regulares, evitar fumo e álcool já são formas muito importantes de prevenção.

A vacinação protege a população da forma mais agressiva da doença. Atualmente são recomendadas duas vacinas: a vacina da gripe e a vacina anti-pneumocócica.