Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

Saiba sobre o colesterol

 

 

Colesterol é uma substância que existe no organismo de todas as pessoas. Ele é muito importante pois é utilizado na formação de células, na fabricação de hormônios e em outras funções.

Se o nível de colesterol no sangue permanecer acima de 200 (200mg/dl), começam a formar-se placas gordurosas (aterosclerose). As artérias ficam endurecidas cada vez mais estreitas, dificultando assim a passagem do sangue através delas. Quando as artérias ficam totalmente “entupidas” aparecem problemas graves como o enfarte (Infarto do miocárdio), derrame cerebral (Acidente vascular cerebral), tromboses nas pernas, nos rins ou nos intestinos.

O colesterol que temos no nosso sangue não vem só da alimentação, mas também é produzido pelo nosso próprio organismo, principalmente pelo fígado. Os alimentos que naturalmente possuem maior quantidade de colesterol são as gorduras de origem animal (carnes gordas, banha, toucinho), gema dos ovos e os derivados do leite integral (leite da fazenda, queijos feitos do leite integral, iogurte integral, creme de leite, requeijão).
 

Tipos de colesterol
 

O colesterol está presente no sangue sob 3 formas: HDL (o “bom” colesterol), LDL (o “mau” colesterol) e VLDL.

Portanto, é muito importante que todas as pessoas com mais de 20 anos façam um exame periódico para saber qual o nível do colesterol em seu sangue. Em crianças e adolescentes recomenda-se o exame quando houver parentes próximos com aterosclerose definida ou que tenham níveis elevados do colesterol ou triglicérides.
 

O que são triglicérides?
 

Triglicérides são gorduras presentes no sangue que favorecem o entupimento dos vasos sanguíneos, principalmente quando o nível do colesterol HDL for baixo ou o do LDL alto. Além disso, em níveis elevados, os triglicérides podem alterar a coagulação do sangue, favorecendo o surgimento de tromboses.

Para se obter uma redução do nível de triglicérides no sangue deve-se evitar açúcar, mel, doces em geral, bebidas alcoólicas e adocicadas a redução do peso é importante, na presença de obesidade, bem como um bom controle do DIABETES, caso esteja presente.

O que são fatores de risco?
 

São condições que levam a uma chance maior de desenvolvimento de doença aterosclerótica (desenvolvimento de placas na parede das artérias do corpo todo). São eles: sexo masculino, mulher na menopausa, familiares que já sofreram infarto, hipertensão arterial, Diabetes Mellitus, tabagismo, obesidade, sedentarismo e dislipidemia. Quando possível, esses fatores devem ser controlados.