Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

NOTICIAS

Doença das Carótidas

Drª Rita Sanches

Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular

 

DOENÇA  EREBROVASCULAR EXTRACRANIANA

(DOENÇA DAS CARÓTIDAS)

 

As artérias carótidas são vasos sanguíneos que levam san­gue arterial do coração para o cérebro. Cada indivíduo pos­sui duas artérias carótidas. Elas têm sua origem no tórax (arco aórtico); passam através do pescoço, uma de cada la­do, até alcançar o crânio.

A insuficiência vascular cerebral é a terceira causa de óbito da população e a segunda causa de óbito entre as doenças cardiovasculares.

As artérias carótidas, juntamente com as artérias verte­brais, localizadas no pescoço, fornecem o fluxo sanguíneo para o cérebro. A obstrução dessas artérias causará o aci­dente vascular encefálico, cujo quadro clínico dependerá da localização da isquemia e do tempo de duração, po­dendo se manifestar com perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios na evolução crônica ou o derrame (acidente vascularencefálico) na evolução aguda. Quando estes sintomas são descobertos, devem ter suas causas identificadas o mais rápido possível para iniciar o trata­mento. Para isto, o médico dispõe de vários métodos, co­mo o Eco Color Doppler, a tomografia, a ressonância mag­nética, a arteriografia, etc.

O tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico, na depen­dência do grau de oclusão das artérias e intensidade do quadro clínico. Igualmente à arteriosclerose, a melhor conduta é a prevenção, buscando a orientação de um es­pecialista.

 

Please reload