Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

NOTICIAS

Colesterol & Triglicérides

O que é o Colesterol?

 

O Colesterol e os Triglicérides são tipos de gorduras que estão presentes em nosso organismo e no sangue. O Colesterol é útil para a formação da estrutura das células humanas e de alguns tipos de hormônios. Entretanto, o excesso dessas gorduras' no sangue pode conduzir a doenças e, entre elas, a mais comum é a Aterosclerose, que nada mais é do que o acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos que levam o sangue ao coração, cérebro, rins, etc. Isso dificulta a chegada do sangue rico em oxigênio, a esses órgãos. As consequências disso são: angina, infarto, derrame, insuficiência dos rins e outras doenças.

 

Quais os tipos de Colesterol?

 

O Colesterol circula pelo nosso sangue por meio de partículas chamadas lipoproteínas. Suas formas mais comuns são: a LDL ("Colesterol Ruim'), que é a principal fonte para a formação de placas e oclusão das artérias, e a HDL ('Bom Colesterol"), que impede a formação das placas. Um outro tipo de gordura, os Triglicérides, quando presente em quantidade elevada, é considerado perigoso porque pode contribuir para a diminuição dos níveis do bom Colesterol (HDL) e para a formação de um tipo ainda mais perigoso de mau Colesterol (MIL).

O Colesterol é produzido em nosso próprio organismo (a maior parte) e também provém de alimentos ricos em gorduras animais.

 

Os fatores que podem influenciar o nível do Colesterol são:

 

1 - hereditariedade (influência genética);

2 - alimentação;

3 - obesidade;

4 - idade avançada (ele aumenta quando envelhecemos e, especialmente, nas mulheres, após a menopausa);

5 - falta de atividade física;

6 - álcool (principalmente os Triglicérides), além de outros fatores.

 

Quais alimentos devem ser evitados?

 

Gema de ovo, maionese, chantilly, requeijão, leite e seus derivados (manteiga, creme de leite, iogurte, queijos amarelos e cremosos), chocolate, coco, manteiga de cacau, óleo de coco, azeite-de-dendê, banha, embutidos (salame, presunto, patê, salsicha, linguiça), bacon, miúdos em geral (coração, moela, fígado, miolo, rim, dobradinha), frutos do mar (camarão, lagosta, ostra, mariscos), gorduras visíveis das carnes e pele de aves.

 

Lembre-se: cozinhar ou grelhar é melhor do que fritar! Dê preferência às carnes de aves e de peixes.

 

Quais os benefícios da redução do Colesterol?

 

A redução do Colesterol é conseguida por meio de algumas mudanças nos hábitos de vida, uma dieta pobre em Colesterol e de alguns medicamentos que seu médico poderá lhe receitar.

Estudos demonstram que a redução do Colesterol diminui o número de mortes por infarto, de acidente vascular cerebral (derrame) e, ainda, reduz a necessidade de cirurgia de "ponte de safena" e de angioplastia (dilatação das artérias).

 

Como diminuir os Triglicérides?

 

O aumento dos Triglicérides ocorre por vários fatores: obesidade, diabetes, alterações hormonais, hereditariedade ou pelo consumo excessivo de alimentos com alto teor de gorduras, açúcares e bebidas alcoólicas. São esses os alimentos que devem ser evitados, além do controle adequado do peso.

 

 

Please reload