Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

Ficar muito tempo sentado
aumenta risco de Embolia Pulmonar

Estudo realizado com mulheres demonstrou que as que permanecem sentadas por longos períodos têm duas a três vezes mais chances de desenvolver coágulos de sangue nos membros inferiores, que poderão migrar para os pulmões, quando comparadas a mulheres mais ativas. O estudo foi publicado na renomada revista científica British Medical Journal. 

Os pesquisadores também avaliaram no grupo fatores como idade, índice de massa corporal e fumo e concluíram que o sedentarismo está fortemente associado à  embolia pulmonar. É como é conhecida a obstrução súbita de uma artéria do pulmão, ligada às veias das pernas e do abdome.

 

A embolia pulmonar acontece normalmente quando se forma um coágulo de sangue, que pode se originar nas pernas, num quadro conhecido como trombose venosa profunda. O coágulo pode se desprender e migrar, através da corrente sanguínea, até os pulmões. Os sintomas mais comuns de quem sofre embolia são dificuldade de respirar, dor no peito e tosse com sangue, podendo levar à morte.

 

Esta situação pode ocorrer inclusive em pacientes saudáveis, em longas viagens aéreas, nas quais o paciente permanece longas horas sentado sem movimentar as pernas.

 

O Incor Rio Preto possui equipe médica e multiprofissional capacitada para orientar as pessoas sobre como se prevenir da embolia pulmonar e, caso ocorra, tratar o problema.

 

A prevenção da embolia pulmonar passa, obrigatoriamente, por incorporar ao dia a dia atividades físicas aeróbicas, como, por exemplo, caminhada, corrida e ciclismo. Elas estimulam a maior capacidade respiratória, estimulam a circulação sanguínea e imprimem maior velocidade para o retorno do sangue, por meio da contração muscular nas pernas.