Avenida José Munia - 7301

JD. Vivendas

São José do Rio Preto-SP

contato@incorriopreto.com.br
Tel: (17) 2139 8300 - (17) 3512 4300

  • Wix Facebook page
  • Soundcloud Classic
  • YouTube Classic
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Incor Rio Preto 

Todos os direitos reservados

Copyright© 2019

Incor Rio Preto participa do Setembro Coração

 

O Incor Rio Preto e outras instituições de saúde de Rio Preto dão início à campanha Setembro Coração, que nesta edição 2019 tem como tema “Criança, o coração da família!”. 

O Incor - Instituto do Coração de Rio Preto é co-realizador desta campanha, assim como desde a primeira edição do Setembro Coração, realizada em 2016.

A campanha acontece durante todo o mês, pois em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração e, em todo mundo, as instituições de saúde envolvidas realizam campanhas e ações para reforçar a importância da prevenção das doenças do coração, em especial o infarto.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no mundo – mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa: 17,7 milhões de óbitos (30%), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O que pouca gente sabe é que a prevenção desde a infância é a única forma de evitar o crescimento alarmante das doenças cardiovasculares na vida adulta.

Pensando nisto, desde o ano passado, a campanha está focada na conscientização das crianças sobre o coração saudável. Com o tema “Criança, coração da família”, a ideia é tornar as crianças conscientes desde cedo as crianças de que hábitos saudáveis são extremamente poderosos para formar adolescentes e adultos livres das doenças cardiovasculares.

Além disso, a campanha incentiva a criança a ser uma multiplicadora das informações de como prevenir as doenças cardiovasculares na família.

Ao longo do mês de setembro, cardiologistas integrantes do Setembro Coração vão até às escolas de Rio Preto ministrando palestras educativas para crianças de 6 a 12 anos sobre como manter o coração saudável.

Também serão feitas atividades educativas em salas de aula, com a distribuição da Cartilha do Coração e a apresentação de um vídeo explicativo. Pelas redes sociais, médicos especialistas vão responder às curiosidades das crianças sobre o coração.

Setembro Coração na era digital

A campanha Setembro Coração neste ano irá aproveitar a força das redes sociais para a sua divulgação. Nas páginas do Setembro Coração e dos institutos parceiros no facebook e Instagram, as pessoas terão acesso a dicas para o coração saudável, as novidades da campanha e a agenda das palestras nas escolas.

Além disso, perguntas feitas por crianças de várias idades serão respondidas por cardiologistas e disponibilizadas nas redes.

Cartilha do Coração 2019

Durante todo o mês, a Cartilha do Coração vai estar pronta para download na página do Setembro Coração, com informações para as crianças de como prevenir desde a infância as doenças do coração. Muitas brincadeiras para colorir e recortar, com dicas de saúde, recheadas de muito amor e carinho. 

A cartilha traz tudo sobre alimentação saudável, a necessidade diária de atividade física, o lazer, o controle da obesidade, os riscos do fumo, álcool e drogas e a importância da visita ao médico pelo menos uma vez por ano.

Apesar de ser dirigida à criança, você também irá aprender com a cartilha atitudes que podem ser adotadas na vida da família para evitar as doenças do coração.

Escolas no Setembro Coração

Neste ano a campanha “Setembro Coração” irá percorrer escolas de São José do Rio Preto, de 12 a 30 de setembro, orientando crianças de 6 a 14 anos de como cuidar bem do seu coração.

Em sala de aula, as escolas vão desenvolver atividades lúdicas e didáticas sobre o coração saudável. Para isso, foi criada a Cartilha do Coração e um vídeo com base nos conhecimentos científicos para apresentar de forma leve, informal e interativa os pilares da prevenção das doenças cardiovasculares.

Os materiais abordam assuntos como a alimentação saudável, a necessidade diária de atividade física, o lazer, o controle da obesidade, os riscos do fumo, álcool e drogas e a importância da visita ao médico pelo menos uma vez por ano.

Apesar de ser dirigida à criança, a campanha também em como objetivo atingir aos pais, sugerindo atitudes que podem ser adotadas na vida da família para evitar as doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre a campanha:

Setembro é o mês destinado em todo o mundo ao combate das doenças cardíacas e à conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração.

As ações de prevenção existem em todo o mundo e, em São José do Rio Preto, apesar de ser um dos maiores polos brasileiros de cardiologia, não havia uma campanha que unisse todos os institutos e médicos da área.

 

Em 2016, idealizada pelas médicas Mariane Spotti e Marina Bellini, da UMA, e pelo publicitário Alessandro Bossan, com apoio dos principais institutos de cardiologia de Rio Preto, nasceu o Setembro Coração. Neste mesmo ano, o Poder Público, entendendo a importância da campanha, a data virou lei: Lei nº 12.370, de 8 de setembro de 2016.