contato

contato@incorriopreto.com.br

Tel. (17) 2139-8300 ou

(17) 3512 4300 

Av. José Munia, 7301

15 085-985
São José do Rio Preto/SP

horário

de

funcionamento

Segunda a Quinta  06:00 - 19:00

Sexta 06:00 - 18:00

Sábado 06:30 - 11:00

Domingo e Feriado - Fechado

 

Incor Rio Preto - Versão 2019 por Intermídia e Wix .

  • institutodocoracao

Estudo mostra que nozes, castanhas e outras oleaginosas fazem bem ao coração.

Nozes, castanhas e outras oleaginosas fazem muito bem ao coração. Sim. É o que mostra pesquisa feita pela Penn State University, nos Estados Unidos, publicada recentemente no periódico Journal of Nutrition. Uma porção diária destas oleaginosas pode alterar as bactérias do intestino — ou a microbiota — em favor do coração.



A microbiota intestinal, ou seja, os micro-organismos que habitam o intestino têm papel importante no desenvolvimento de problemas cardiovasculares como a hipertensão.


A pesquisa envolveu 42 pessoas obesas ou com sobrepeso, entre 30 e 45 anos. Antes do experimento começar, todas seguiram o mesmo cardápio por duas semanas.


Após isso, foram divididas aleatoriamente em três grupos, cada qual com dieta diferente da dos outros.

O primeiro substituía fontes de gordura saturada por oleaginosas (entre 57 e 99 gramas ao dia). Já os outros dois substituíram os alimentos com gordura saturada por óleos vegetais com diferentes composições de gorduras saudáveis.


Antes, durante e depois de ingerirem as dietas, os 42 voluntários passaram por exames para aferir a saúde cardíaca, como medição do nível de colesterol, triglicérides, pressão arterial, entre outros.


Concluído o estudo, os pesquisadores constataram que o grupo que se alimentou de oleaginosas cultivou uma microbiota mais benéfica ao coração. "A dieta à base de nozes aumentou, no intestino dos voluntários, o número de bactérias que já foram associadas com benefícios à saúde no passado", destacou o nutricionista Penny Kris-Etherton, autor do artigo no Journal of Nutrition.




24 visualizações